Como ter ideias para histórias: guia prático de escrita criativa
- Sofia Osório

- 12 de mai.
- 4 min de leitura
Toda grande história começa com uma faísca de ideia. Uma pergunta, uma imagem, uma curiosidade. Contudo, eu sei bem como é difícil encontrar essas inspirações no meio da rotina, da ansiedade e do medo de errar. É isso que você vai descobrir agora: caminhos simples, criativos e até divertidos para dar o primeiro passo em direção à sua próxima história. Vou te ensinar como encontrar ideias que realmente empolgam e funcionam para a sua escrita. Vamos lá?

Por que é difícil ter ideias?
Spoiler: não é o que você está pensando.
Existem milhares de ideias por aí. Ao mesmo tempo, temos a impressão de que todas as boas ideias já foram escritas por alguém em algum momento. E... bem, é exatamente isso. Calma, não estou falando isso para te desanimar. Na verdade, isso é bom. Todas as ideias já foram escritas. O que importa é como você dá vida a essas ideias. E isso é algo que só você pode fazer.
Quantas histórias conhecemos sobre amor proibido, vingança ou traição? Ou sobre irmãos perdidos, estudantes em busca do sentido da vida, crianças amaldiçoadas, princesas rebeldes? Tenho certeza que inúmeros livros e filmes que você já conhece passaram pela sua cabeça agora. Mas esse é um dos segredos: pouco importa a ideia escolhida, o mais importante é como você decide contar essa história.
Dito isso, agora vou explicar algumas técnicas criativas para te ajudar a encontrar as ideias que você quer trabalhar na sua escrita. Mas lembre-se: você vai precisar acreditar em si mesmo e na sua própria capacidade de dar vida a essa ideia. Se não, ela torna-se inútil.

Técnicas de escrita criativa para gerar ideias
Treinando a criatividade
Vamos começar pelo básico:
Entenda que criatividade é uma habilidade treinável
Não é um dom místico destinado a alguns escolhidos especiais. Todo mundo é criativo. Contudo, a criatividade é como um músculo. Todo mundo tem músculos, mas você precisa exercitá-los para se tornar mais forte. O mesmo vale para a sua criatividade. Mas Sofia, como eu faço para treinar a minha criatividade? Calma, vou te ensinar aqui mesmo.
Existem 2 formas principais de treinar a criatividade. Você pode treiná-la de dentro para fora ou de fora para dentro.
De dentro para fora: o olhar criativo
Para treinar de dentro para fora, você precisa cultivar o seu olhar criativo. É sobre olhar para o mundo ao nosso redor com sensibilidade e empatia. É sobre se permitir imaginar como as coisas seriam se elas fossem diferentes do que são. É a poesia intrínseca em cada um de nós.
Como desenvolver o olhar criativo?
Siga este passo a passo:
Seja um bom observador e um bom ouvinte. Preste atenção no mundo e nas pessoas;
Reflita a respeito do que observa;
Brinque de imaginar possíveis desdobramentos para as situações que lhe cercam.

Salve este passo a passo
De fora para dentro: os estímulos criativos
Tudo, absolutamente tudo ao nosso redor pode servir como insumo para a criatividade. Eu chamo de estímulos criativos. Busque por recursos externos para inspirar suas ideias. Exemplo de alguns:
Contos de fada e histórias clássicas
Mitos, lendas e folclore
Notícias de jornal
Dicionários
Enciclopédias
Todo tipo de arte (pintura, música, cinema...)
Sonhos
Conversas cotidianas
E muito mais...

Outras técnicas para manter a criatividade ativa
Tenha um caderno de ideias
Anote tudo. Pode ser num caderno grande, numa caderneta de bolso, no Notion, Google Docs ou até no bloco de notas do celular. O importante é ter um lugar para guardar todas as suas ideias --- ou pedaços de ideias.
Em breve, vou escrever um post explicando como eu anoto as minhas ideias. Você tem interesse?
Pratique exercícios de criatividade
Existem livros e sites especializados em exercícios de escrita criativa. Eu vou facilitar sua vida e já colocar aqui alguns para você começar agora:
Exercício de escrita criativa: Objetos ganham vida
Observe o ambiente ao seu redor. O que você encontra? Escolha um objeto que esteja próximo a você. Pode ser um lápis, um caderno, um guarda-roupa, uma janela, qualquer coisa. Em seguida, escreva um texto narrado pelo ponto de vista do objeto selecionado.
Exercício de escrita criativa: Conectando aleatoriedades
Pegue um livro da sua casa e abra em uma página aleatória. Anote uma frase qualquer daquela página. Pegue um segundo livro e repita o procedimento. Escreva um conto, crônica ou poema, que conecta de alguma forma essas duas frases aleatórias.
Recapitulando: técnicas de escrita criativa para ter ideias
Ideias são inúteis. O que importa é como você conta a história. Contudo, existem técnicas que você pode usar para treinar sua criatividade, ter mais ideias, e escolher quais você quer desenvolver. As técnicas abordadas neste post foram:
Cultive seu olhar criativo;
Use e abuse dos estímulos criativos;
Tenha um caderno de escritor para anotar todas as suas ideias;
Pratique exercícios de escrita criativa.
E aí, qual dessas estratégias você vai testar primeiro? Conta nos comentários!
Quer descobrir muito mais exercícios de escrita criativa e técnicas para treinar a criatividade? Confira o livro Criativando Livremente, o guia perfeito para desbloquear sua escrita criativa.


$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.
Comentários